Logo PumpAddicted

Situados em Montijo, dispomos de um serviço personalizado, altamente qualificado e focado nos nossos sócios, num espaço tão harmonioso que promete deslumbrar…

Segue-nos
Image Alt

PumpAddicted

Mulher a beber um smoothie

Hábitos Poderosos para o Sistema Imunitário

Quem nunca disse ou ouviu dizer que com o frio começam as constipações e as infeções? Mais ainda, quantas vezes não culparam o sistema imunitário? Mas será este o grande responsável pelas corridas às urgências? Vejamos!

O sistema imunitário é o conjunto de órgãos, tecidos e moléculas, que, de forma coordenada, respondem perante invasores: a sua função é sobretudo defender o organismo contra agentes externos, tais como vírus e bactérias.

Uma resposta imune depende muito dos nossos hábitos, dos quais destacamos a importância de uma dieta adequada: uma alimentação variada e baseada em alimentos reais tem um papel fundamental neste processo, devido à manutenção da barreira intestinal que atua diretamente no reforço das funções no sistema imunitário, ajudando a prevenir o desenvolvimento de doenças.

Por um lado, a alta ingestão de açúcar, gordura saturada, proteínas animais e sal poderá estimular o crescimento de bactérias patogénicas, em detrimento de bactérias benéficas, levando a potenciais alterações da barreira intestinal. Por outro lado, o consumo de hidratos de carbono complexos e proteínas vegetais podem estar associados ao aumento da quantidade de bactérias benéficas.

Além disto, uma dieta rica em micronutrientes tem também efeitos benéficos para o sistema imunológico. Por exemplo:
insuficiências de micronutrientes, como vitamina A ou zinco, têm sido associadas ao risco aumentado de infeções;
constituintes dietéticos com capacidade anti-inflamatória e antioxidante especialmente alta incluem vitamina C, vitamina E e fitoquímicos, como carotenoides e polifenóis;
a vitamina D pode impedir infeções celulares virais.

Marca já a tua consulta de nutrição

    Marcar

    Esta época natalícia é propensa ao aumento da ingestão de alimentos que poderão prejudicar a microbiota intestinal, sobretudo o excesso de açúcar. Lembre-se que o natal não é o mês todo de dezembro e que, principalmente nesta época de alterações de temperaturas é essencial que o nosso corpo esteja preparado fisiologicamente de modo a evitar doenças indesejadas.

    Boas festas!
    Marta Caldeira,
    Nutricionista