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A Época Natalícia… e o Peso Indesejado!

Quem nunca culpou o Natal por ganhar uns quilinhos extra? É certo que esta época é propícia para comermos coisas que durante o resto do ano não comemos – rabanadas, filhoses, bacalhau, peru e outras iguarias tradicionais para cada família. Mas serão os dias 24 e 25 de dezembro os únicos culpados pelo aumento de peso típico desta quadra?

Pois bem, quantos de nós não celebramos esta época desde o princípio de outubro ao final de janeiro? Entre a festa da empresa, aos jantares com os amigos da faculdade que só se juntam nesta época e ainda, aquele jantar com a tia que vem de longe e temos que aproveitar que está cá.

Há alguns truques que podemos seguir para evitar exageros nestas datas festivas, sem necessariamente deixarmos de provar as especialidades da avó que adora que se junte a família toda a dizer bem dos seus cozinhados:
1. Escolha bem os pratos do menu nos dias em que vai jantar fora – não vá com muita fome, evite as entradas (fritinhos, pão com manteiga e paté, etc.), peça uma salada de entrada ou de acompanhamento, evite os fritos, carnes vermelhas e pratos com muitos molhos, se pedir sobremesa peça a dividir com mais alguém e cuidado com as bebidas alcoólicas;
2. Não ande o dia todo a petiscar – faça as refeições que costuma fazer, sem saltar nenhuma nem estar o dia todo a provar cada petisco que entra em casa;
3. Acompanhe a refeição com legumes e saladas e evite os acompanhamentos com gordura adicionada – fritos, batatas com molhos e gratinados;
4. Reduza o sal no momento da confeção e não leve o saleiro para a mesa – se alguém pedir o saleiro diga ‘logo hoje que o emprestei à vizinha’;
5. Mantenha-se hidratado – enfeite a mesa de natal com aqueles jarros que estão sempre guardados no armário e que ficam tão bem com a decoração! Encha-os com água para não haver desculpa de que não está à mão;
6. Ainda não sabe o que levar para a ceia de natal este ano? Que tal uma salada de frutas? Tenho a certeza de que será original;
7. Leve a família a dar um passeia, a ver as luzes de natal, a passear pelos jardins e pelo quarteirão… ou até mesmo para um treino experimental no nosso ginásio;
8. Partilhe as sobras com a família! Ajude a combater o desperdício alimentar e a evitar estar até janeiro a comer bacalhau e rabanadas.

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    Não se esqueça: é importante passar tempo de qualidade com a família e amigos, contudo, o natal são os dias 24 e 25… é perfeitamente possível aproveitarmos as festas sem necessariamente ganharmos um bónus na balança!

    Marta Caldeira,
    Nutricionista