Logo PumpAddicted

Situados em Montijo, dispomos de um serviço personalizado, altamente qualificado e focado nos nossos sócios, num espaço tão harmonioso que promete deslumbrar…

Segue-nos
Image Alt

PumpAddicted

Pessoa a segurar uma salada verde

Benefícios da Dieta Crudívora

Alguma vez ouviu falar da dieta crudívora? Vamos descobrir o que é!

Também conhecida como a dieta crua ou raw, tem vindo a ganhar cada vez mais popularidade nos últimos anos como uma abordagem alimentar que prioriza o consumo de alimentos não cozidos ou processados. Os seguidores desta dieta acreditam que ao consumir alimentos na sua forma natural, preservam os seus nutrientes e enzimas, promovendo, desta forma, mais saúde e bem-estar.

Princípios da Dieta Crudívora

1. Alimentos Crus: frutas, legumes, frutos oleaginosos, sementes, rebentos e algas marinhas, alimentos estes ricos em vitaminas, minerais, fibras e enzimas naturais.
Exemplo: uma salada de folhas verdes cruas, com tomates, pepinos, cenouras raladas e sementes de girassol.

2. Evitar o Processamento e Cozimento: acredita-se que essas práticas podem destruir nutrientes essenciais. No entanto, algumas técnicas como a desidratação e fermentação podem ser utilizadas.
Exemplo: Chips de batata-doce desidratados ou vegetais fermentados, como pickles.

3. Alimentos Integrais e Orgânicos: os seguidores da dieta crudívora geralmente preferem alimentos integrais e orgânicos, evitando alimentos refinados, açúcares adicionados e ingredientes artificiais.
Exemplo: uma tigela de frutas frescas, como morangos, mirtilos e fatias de manga.

4. Variedade e Equilíbrio: para garantir a ingestão adequada de nutrientes, é importante incluir uma variedade de alimentos, a fim de obter todos os nutrientes essenciais.
Exemplo: uma tigela de smoothie verde feito com espinafre, abacate, banana, leite de amêndoas e um pouco de mel.

Marca já a tua consulta de nutrição

    Marcar

    Benefícios da Dieta Crudívora

    1. Maior ingestão de nutrientes: ao consumir alimentos crus e frescos, haverá uma maior ingestão de vitaminas, minerais e antioxidantes.
    2. Melhora na digestão: as enzimas naturais presentes nos alimentos crus podem auxiliar na digestão e absorção dos nutrientes.
    3. Aumento da energia: algumas pessoas relatam que a dieta crudívora lhes proporciona maior energia e vitalidade.
    4. Perda de peso: a dieta crudívora, quando bem planeada, pode ser naturalmente baixa em calorias e rica em fibras, o que pode ajudar na perda de peso.

    Considerações e Exemplos Adicionais

    – Ao eliminar o cozimento, a variedade de alimentos disponíveis é limitada e pode ser difícil obter certos nutrientes, como proteínas completas e vitamina B12, que são encontrados principalmente em alimentos de origem animal

    – Alguns alimentos crus podem conter bactérias ou parasitas que podem causar doenças se não forem manipulados e armazenados adequadamente. Pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos, mulheres grávidas, lactantes e pessoas com certas condições médicas devem ter cuidado ao seguir uma dieta crudívora e procurar orientação médica antes de fazer mudanças significativas na sua alimentação.

    Marta Caldeira,
    Nutricionista