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Alimentação Durante a Gravidez

As evidências mais recentes têm vindo a mostrar que os hábitos alimentares e o estilo de vida antes e durante a gravidez, lactação e primeira infância induzem efeitos a longo prazo na saúde da criança, incluindo maior ou menor predominância de doenças crónicas como obesidade, diabetes, entre outras patologias associadas à alimentação.

Deverá ter em conta de que vai ganhar peso durante a gravidez, é natural que assim seja. Mas manter o ganho de peso num nível saudável, alimentando-se de forma adequada e mantendo-se ativa, só trará benefícios para si e para o seu filho.

Antes da Gravidez Recomendação do Aumento de Peso Ideal Durante a Gravidez
IMC
Baixo Peso < 18,5 Kg/m2 12,5 – 18 Kg
Normoponderal 18,5 – 24,9 Kg/m2 11,5 – 16 Kg
Excesso de Peso 25,0 -29,9 Kg/m2 7 – 11,5 Kg
Obesidade  ≥ 30 Kg/m2 5 – 9 Kg
  • Recomendações para uma alimentação saudável e segura na gravidez:
    Inicie as refeições principais com sopa de legumes; preencha ½ do prato com hortícolas, ¼ do prato com uma fonte de cereais e derivados, tubérculos e/ou leguminosas e ¼ do prato com carne, pescado ou ovos e termine a refeição com uma peça de fruta. Aos pequeno-almoço e merendas combine laticínios, fruta, cereais integrais e frutos oleaginosos;
  • Seja regular no número de refeições diárias, evitando passar o dia a petiscar;
  • As necessidades energéticas estão ligeiramente aumentadas durante a gravidez (cerca de 500 kcal), o que se pode traduzir em acrescentar mais um lanche ao seu dia alimentar habitual;
  • A gravidez não é o momento para fazer uma dieta para a perda de peso e lembre-se que uma alimentação saudável é uma alimentação sem restrições;
  • Beba 8 a 10 copos de água por dia e evita os refrigerantes e sumos;
  • Limite a cafeína e exclua o álcool;
  • Respeite a suplementação: só deverá ser iniciada após avaliação e prescrição pelo profissional de saúde que a acompanha;
  • Nesta fase o sistema imunitário pode estar particularmente comprometido, pelo que é muito importante adotar e reforçar certas práticas como lavar adequadamente as mãos antes de iniciar a preparação/confeção dos alimentos, separar alimentos crus de cozinhados, confecionar bem os alimentos, evitar alimentos crus (ex.: saladas, carnes e peixes crus, ovos mal passados, entre outros.)

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    Uma mulher saudável no momento da conceção tem mais probabilidade de ter uma gravidez bem-sucedida e um filho mais saudável, assim como, após o parto, voltar mais rápida e facilmente ao peso que tinha antes da gravidez.

    Em suma, se está a tentar engravidar mas ainda não se encontra dentro do peso recomendado para a sua altura e idade, ou seja, se o seu IMC está abaixo dos 18,5 Kg/m2 ou acima dos 24,9 Kg/m2, é fundamental procurar ajuda profissional para ganhar ou perder peso, de modo a proporcionar uma gravidez bem-sucedida e um filho mais saudável… garantidamente que ele um dia irá “agradecer-lhe”!

    Marta Caldeira,
    Nutricionista