Logo PumpAddicted

Situados em Montijo, dispomos de um serviço personalizado, altamente qualificado e focado nos nossos sócios, num espaço tão harmonioso que promete deslumbrar…

Segue-nos
Image Alt

PumpAddicted

O Melhor Cardio para Perda de Peso

É possível fazer dieta para perda de peso sem passar fome?

Exercício aeróbico em jejum promove maior perda de massa gorda? Esta é uma das questões mais frequentes na área do fitness, no entanto, as evidências atuais não dão suporte a essa hipótese.

Por mais que o individuo acredite que o exercício em jejum aumenta a queima de gordura devido aos baixos níveis de insulina e maior tempo sem consumir calorias, não é tão linear assim… Se o consumo de calorias for idêntico ao longo do dia, fazer exercício em jejum ou depois de se alimentar parece ser indiferente para a perda de gordura, consoante estudos recentes.

De acordo com a minha experiência clínica, é mais vantajoso para o praticante de exercício físico, fazer cardio de alta intensidade para a perda de gordura, que cardio de baixa intensidade em jejum. Por outro lado, para o praticante de exercício físico de um grau mais avançado, habituado a treinar e com uma boa consciência corporal, que consiga fazer o cardio em jejum da mesma forma que faz alimentado (numa intensidade média/alta) as duas opções são válidas.

Ressalvo que é considerada intensidade baixa a moderada entre os 120-130 batimentos cardíacos por minuto.

Ainda assim, existem vantagens e desvantagens em cada técnica, sendo que, dependerá sempre de cada pessoa (do seu estado hormonal, se está habituada ou não a treinar, das calorias ingeridas ao longo do dia), sabendo, porém, que a perda de gordura está diretamente relacionada à alimentação, não sendo possível isolar apenas a uma altura do dia, mas sim avaliando uma perspetiva comportamental ao longo de todo o dia.

Marca já a tua consulta de nutrição

    Marcar

    Quando o objetivo é aumentar a performance, aumento de resistência, aperfeiçoamento de “tempos”, melhor aperfeiçoamento a nível cardiovascular, o cardio alimentado será a melhor opção.

    No cardio em jejum, o desgaste físico não é tao grande e existe uma economia de energia para outras atividades ou até para um treino mais exaustivo, podendo ser uma boa opção para quem quer fazer treinos bidiários (por exemplo um treino mais puxado ao final do dia e optar por cardio em jejum de manhã sem se desgastar). É também mais seguro para indivíduos que estão habituados a treinar, pois quanto mais treinado for o individuo, melhor conseguirá treinar em jejum e com maior intensidade, sendo para um iniciante algo a ser testado.Pode considerar-se jejum a partir das 7 a 8 h sem comer e não existe um consenso de tempo máximo de cardio em jejum, mas uma pessoa habituado a treinar consegue tranquilamente 60 minutos.

    Em conclusão, o cardio em jejum como estratégia para perda de massa gorda, só irá ser determinante, consoante a ingestão calórica e a qualidade alimentar ao longo do dia, assim como no caso do cardio alimentado, sendo tudo uma questão de disposição, objetivos, quadro clinico e rotinas de cada um.

    Débora Norgy,
    Nutricionista