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O Açúcar que Podes Consumir

“O que faz o veneno é a dose” – Paracelso

Está provado cientificamente que o açúcar causa adição, ou seja, é tão viciante como uma droga. Para muitas pessoas, o vício do seu consumo é descontrolado e precisam comer doces para se sentirem bem, de modo que, quando não o fazem, vem aquela sensação de “ressaca do açúcar” associada a maior irritabilidade, dores de cabeça e mau-estar generalizado.

Mas porque gostamos tanto de açúcar?
Para além de ser doce e prazeroso para as nossas papilas gustativas, o açúcar estimula a secreção de dopamina e serotonina, dois neurotransmissores associados à sensação de recompensa e de bem-estar, sendo a razão pela qual, quando estamos mais tristes e abatidos, o primeiro impulso para a maioria das pessoas é comer alimentos açucarados, mesmo que seja uma sensação de prazer de curta duração. A sensação de prazer e bem-estar ao comer doces, bolos, chocolates e por aí adiante, acaba de certo modo por ser viciante e um ciclo vicioso (“estou triste, cansado ou com ansiedade, apetece-me comer um doce”).

Dica: começar por identificar este tipo de comportamento e substituir alguns desses alimentos por outros igualmente doces e saborosos, mas mais saudáveis. Um bom exemplo são as frutas! A sua saúde agradece, assim como a sua performance nos treinos.

Alguns alimentos doces e saudáveis que poderá usufruir, com moderação, quando tiver aquele desejo por “açúcar”:
Chocolate negro 85% cacau;
Tâmaras;
Açaí (poderá juntar também em batidos de fruta ou consumir em forma de gelado);
Banana com canela (ao natural ou aquecida durante 30 segundos no micro-ondas. Ao polvilhar com canela dá uma sensação de sobremesa);
Uvas e frutos vermelhos congelados.

De que forma costumamos encontrar o açucar nos produtos alimentares?
Existe o açúcar branco, mascavado, biológico, açúcar light, açúcar de pasteleiro, amarelo, de coco e frutose… Enfim vários tipos de açúcar, sendo os mais saudáveis o açúcar de coco e o açúcar mascavado.
No entanto, existe imenso açúcar escondido noutros produtos e que sem a leitura dos rótulos é impossível desmistificar a sua presença.

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    Veja nos rótulos dos produtos que comprar, ingredientes como:
    Xarope de milho (altamente prejudicial à saúde pela sua quantidade de frutose), muito utilizado na industria alimentar por ser muito barato e utilizado maioritariamente em cereais de pequeno-almoço, iogurtes, maionese, pão de forma, sopas feitas, refrigerantes entre outros alimentos processados; frutose, dextrose, xarope de milho invertido, galactose, sucrose, lactose, melaço, mel, concentrado de sumo de fruta, xarope de malte, açúcar invertido, entre outros, mas sendo estes os mais comuns.
    Tenha atenção e veja os rótulos, para ter consciência do que está a consumir. Quantos mais ingredientes tiver o produto mais prejudicial é, e são sempre apresentados por ordem decrescente, ou seja, o que compõe o produto em maior quantidade, vem em primeiro lugar.

    Por último e não menos importante, apenas com uma boa consciencialização do que estamos a consumir é possível ter bons resultados nos nossos treinos! Aos poucos, passo a passo é possível criar uma alimentação saudável e que vá de encontro aos seus objetivos.

    Coragem e bons treinos! 
    Débora Norgy,
    Nutricionista