Situados em Montijo, dispomos de um serviço personalizado, altamente qualificado e focado nos nossos sócios, num espaço tão harmonioso que promete deslumbrar…

+351 212 311 317 Cais do Seixalinho, 2870-491 Montijo Seg a Sex: 7h - 23h Sáb: 9h - 20h Dom: 9h - 13h
Siga-nos
Image Alt

PumpAddicted

Alimentação de Verão

Chegou o verão e com ele o calor… quem nunca sentiu dificuldade na escolha dos alimentos quando aumentam as temperaturas? Digo mais, quem nunca sentiu falta de apetite, ou que os únicos desejos alimentares são gelados e bebidas frescas? E já agora, que bebidas? Que tipo de gelados? Não estás sozinho!

Devemos aproveitar as altas temperaturas para consumir mais frutas e vegetais, por outro lado, reduzir a ingestão de açúcares simples e de gorduras saturadas. Mas afinal, como podemos introduzir estes hábitos na rotina diária?

• Comecemos naquela que deve ser a primeira refeição do dia. Sugiro que altere o típico pequeno almoço de torradas e café com leite, por algo mais fresco e nutritivo como iogurte natural com fruta e sementes. Se não dispensar o café, experimente com uns cubos de gelo e uma rodela de limão (sem adicionar açúcar, claro!).

• Para o lanche da manhã, experimente um batido de uma bebida vegetal com frutos vermelhos congelados e uns cubos de gelo – fica mais fresco e adiciona cremosidade.

• Almoço! Quantas vezes ouvi “Fiz um almoço ótimo! Tinha cuscuz, tomate e milho”. Aqui entra a minha pergunta – e a proteína? Para fazer uma refeição completa sigamos os seguintes passos:
1º escolha um cereal – massa, arroz, quinoa, cuscuz, millet;
2º escolha uma fonte proteica – frango, atum, salmão, leguminosa (ex: grão), tofu, ovo;
3º escolha 2 vegetais – ex: cenoura, tomate, beterraba, pepino, pimento;
4º escolha um tempero – azeite, molho de iogurte (caseiro), pesto, limão;
5º escolha um extra – sementes, azeitonas, ervas aromáticas, fruta.

É importante não exagerar nos molhos pois adicionam um elevado teor calórico à refeição!

• Ao lanche que tal optar por um punhado de tremoços (depois de passar por água para retirar o excesso de sal da água de conserva) e 1 fruta – a fruta da época deve ser a nossa primeira escolha.

• Para o jantar, seguir os passos do almoço.

Marca já a tua consulta de nutrição

    Marcar

    Em relação às bebidas, cuidado com as bebidas alcoólicas, uma vez que o álcool desidrata! Beba infusões frescas se quiser alternar com a água – ex: umas rodelas de limão e pepino dentro de água e está feito!
    E os gelados? Bem, podemos sempre fazer gelados de fruta caseiros – ex: fruta triturada com iogurte!

    Não esquecer! Beber muita água e aproveitar esta época do ano pela qual estamos tantos meses à espera! 🙂

    Marta Caldeira,
    Nutricionista