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Voltei de férias, e agora?

Quando vamos de férias é normal que não tenhamos certos cuidados que costumamos ter durante o resto do ano… fazemos uma pausa nas rotinas, há mais jantares e convívios com amigos, há mais festas e menos refeições feitas em casa, onde controlamos e adequamos as refeições. Há menos idas ao ginásio e, consequentemente, menos tempo dedicado à prática de exercício físico. E por isto, temos que nos sentir culpados? Não! Não temos que sentir culpa, mas sim orgulho por aproveitarmos o nosso tempo livre a fazer o que gostamos, com quem mais gostamos, sem grandes preocupações. Com isto não digo que devemos estar o ano inteiro a viver de forma desregulada, mas sim relaxar quando é tempo de relaxar.

Afinal de contas, quem nunca chegou ao final das férias com o ponteiro da balança mais avançado para o lado direito? O que fazer para solucionar isso? Deve voltar à rotina de alimentação saudável e de exercício físico ou, se ainda não tinha uma rotina, é o momento certo para começar!

  • Primeiro, como já disse anteriormente, esqueça a culpa dos excessos cometidos! Agora, estabeleça um objetivo real – por exemplo, em 3 semanas voltar ao peso que tinha antes das férias; ou até baixar mais do que tinha antes – por exemplo: perder 5kg em 5-6 semanas;
  • No fim de semana planeie a ementa da semana e faça uma lista de compras para evitar fazer refeições fora ou comer algo menos nutritivo por falta de opções saudáveis;
  • Evite saltar refeições e estar muitas horas sem comer pois irá proporcionar a compensação mais tarde, ingerindo alimentos mais ricos em açúcares simples e gorduras saturadas;
  • Beba muita água!
  • Não acabe os restos todos das férias no mesmo dia, e deixe para ocasiões especiais ou distribua pela família e amigos;
  • Pese-se apenas uma vez por semana – o peso tem muitas oscilações e todos os dias é diferente;
  • Não corte por completo certos tipos de produtos pois poderá levar a uma má relação com os alimentos;
  • Retome (ou comece) o exercício que mais se adaptar à sua personalidade, horários e estilo de vida.

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    Lembre-se que se mantiver rotinas de alimentação saudável e exercício físico durante o ano, não será uma ou duas semanas de férias que farão a diferença! Pelo contrário, um período mais descontraídos e fora da rotina poderá inclusive proporcionar um impacto muito positivo no metabolismo.

    Marta Caldeira,
    Nutricionista