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PumpAddicted

A Liderança no PumpAddicted – Entrevista

Introdução

Neste trabalho, proposto pela Dra. Denise dos Santos na disciplina de Comportamento Organizacional na Universidade Autónoma de Lisboa, abordarei o comportamento de uma organização desportiva, nomeadamente o PumpAddicted Health & Fitness, uma cadeia composta por dois ginásios no Montijo.

Este trabalho tem como objetivo dar uma visão mais especifica do comportamento organizacional em organizações portuguesas, neste caso, mais concretamente, num ginásio.

Serão abordados vários conceitos como, a cultura organizacional, a cultura organizacional é a essência da empresa, expressada pela maneira como ela faz seus negócios, trata seus clientes e funcionários. É o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de valores, normas e atitudes compartilhadas pelos membros da organização, ou seja, são os princípios que exprimem a identidade da organização. Closs, D. (2017).

O estilo de liderança, A liderança é o ato de comandar, orientar e incentivar um grupo de pessoas visando o atingimento de uma meta ou objetivo em comum. Narciso, V. (2018).

Os fatores de motivação utilizados pela liderança e, estes podem ser dois, A motivação intrínseca está relacionada à força interior e é particular de cada indivíduo. Ela independe de fatores externos e é estimulada pelos objetivos, metas, sonhos e interesses pessoais. A motivação extrínseca, por sua vez, está relacionada aos fatores externos e são eles que as organizações têm o poder de identificar e estimular a motivação de seus colaboradores. Tavares, B. (2016).

Os métodos usados para prevenir conflitos, entre alguns outros, mas antes disso precisamos de definir conflitos. Seja qualquer situação onde exista uma oposição pessoal, interpessoal ou grupal sobre algum interesse ou valor, ou seja, conflito de interesses. Essas oposições surgem quando as pessoas contestam ideias, atitudes e/ou comportamentos, se apegam aos seus pontos de vista e lutam por eles, muitas vezes de forma irracional. Cruz S. (2008).

E por fim o nível de satisfação dos colaboradores dessa mesma organização.

No final do trabalho, espero ter ficado esclarecido de como esta organização funciona e ter uma noção mais especifica de como funcionam, neste caso, equipas novas lideradas por empreendedores. Espero também ganhar experiência e um ponto de vista diferente, o de alguém que já trabalha efetivamente na gestão do desporto.

 

História do Ginásio

Tudo isto começou com uma paixão e um sonho. David Araújo, começou a sua jornada com apenas 16 anos quando descobriu a sua atração pelo culturismo, e desde aí não parou, competiu e mais tarde tirou uma Licenciatura de Condição Física e Saúde no Instituto Piaget em Almada e finalmente abriu o seu próprio espaço.

Escusado será dizer que nada disto foi assim tão linear, antes de ingressar em desporto, David inicialmente frequentou o curso de direito na Universidade Católica Portuguesa, porém passados dois anos apercebeu-se de que preferia seguir a sua paixão do que viver entre os livros.

Começou por criar uma marca de roupa com um amigo e com o irmão, ambos designers, e daí o nome Pump Addicted. Entretanto fez um estágio num ginásio e daí decidiu que queria ter algo seu, o que levou à abertura do seu primeiro espaço a 24 de junho de 2017, um ginásio situado no Cais do Seixalinho, Montijo, com um conceito um pouco diferente do comum. Tudo isto teve inicio num espaço abandonado à 16 anos que foi transformado num centro de Health & Fitness de 2 andares e com 150 metros quadrados cada um. Tem um conceito mais elitista pois centra-se na personalização dos treinos e planos alimentares consoante os objetivos de cada cliente e dispõe de 1 a 2 instrutores na sala para poder acompanhar de perto os clientes.

Para que este projeto se tornasse viável, David Araújo apostou em profissionais de alta qualidade que garantem a exigência necessária em todas avaliações e reavaliações dos seus sócios para que estes alcancem os seus objetivos da melhor forma.

Passado um ano, o sucesso foi claro, o que tornou possível a abertura de um segundo espaço, agora no centro do Montijo, num edifício que durante a década de 80 era um clube noturno. Passou de 4 para cerca de trinta colaboradores e de 100 para 1000 sócios ativos.

 

Metodologia

Para a realização deste trabalho comecei por contactar duas empresas desportivas cuja atividade principal é a venda de material desportivo, porém devido à indisponibilidade destas, decidi contactar um ginásio, visto que já a alguns anos estou um pouco mais dentro desta matéria, local para a concretização deste.

Em primeiro lugar, fiz uma seleção prévia, pesquisei sobre todos os ginásios do Montijo e após uma seleção fiquei reduzido a dois onde escolhi este pela sua história recente.

Entretanto entrei em contacto e marquei uma entrevista para o mais cedo possível e selecionei as perguntas mais pertinentes de forma a que conseguisse alcançar o objetivo deste trabalho.

 

Resultados

Pergunta Resposta
Como está organizada a empresa desde o topo até a base? Tem o CEO, que é o entrevistado e líder principal, e depois tem outras unidades de comando, ou seja, equipas, também cada uma com o seu líder para que o ginásio esteja sempre na sua máxima utilidade. Tem a equipa dos instrutores, dos consultores/nutricionistas, a equipa de limpeza, as recepcionistas e por fim tem cerca de 10 estagiários divididos por cada uma destas unidades.
Como lidera os colaboradores? “Máxima liberdade, Máxima responsabilidade”, foi assim que David descreveu a sua liderança, ou seja, cada colaborador tem as suas tarefas definidas e pode escolher como executá-las desde que o resultado final seja o pretendido.
Como mantém os colaboradores motivados? (Prémios monetários, físicos ou atividades em conjunto) Nas épocas festivas, costumam fazer jantares para sócios e colaboradores, há prémios para os melhores sócios e para os melhores colaboradores.
Como lidam com o stress nas horas de maior fluxo e com o crescimento do número de sócios? Para lidar com o stress causado pelo crescimento do clube, a solução foi abrir outro e aumentar o número de colaboradores, sendo inicialmente 4 e estando agora à volta dos 30
Como se previnem e se lida com conflitos? Ouvir, criar empatia, ambiente familiar, são vários os exemplos que se usou para descrever o ambiente vivido no ginásio daí minimizar a probabilidade de haver conflitos. O objetivo é evitá-los e não os resolver.
Acha que tem colaboradores satisfeitos e motivados? Em geral ninguém vai sempre para o trabalho com a mesma disposição, mas o objetivo é que quando se entra no local de trabalho se deixe os problemas exteriores de lado e que se foque no trabalho, e além disso, simplesmente ouvir os colegas faz com que eles se sintam melhor e gostem de estar no local porque se sentem seguros e confortáveis.

 

Discussão

Cruzando as respostas do entrevistado com alguns conceitos podemos afirmar que esta é uma empresa que se foca mais na execução de tarefas e com o mínimo de burocracias possíveis, o que quer dizer que, quanto à cultura organizacional, esta foca-se mais nos seus trabalhadores, pois são estes que mantêm a empresa viva e que trabalham dia a dia para o sucesso desta. Ao contrário do comum, sendo esta empresa ainda pequena, a sua administração não toma todas as decisões como é habitual em organizações do mesmo tamanho, porém em outros sectores. Isto remete-nos para o próximo ponto que retrata a estrutura organizacional, isto é, como está organizada a organização desde o topo até à base. Esta é uma empresa cujo organograma é em linha direta, ou seja, há um CEO encarregue das grandes decisões, pese embora haja outras pequenas unidades de ação, equipas mais focadas em cada uma das suas tarefas e também, cada uma com o seu líder. Temos uma equipa de personal trainers, tanto os instrutores de aulas de grupo como os encarregues das salas de musculação, de treino funcional e cardiovascular, fazem o levantamento inicial da condição física do sócio e posteriormente reavaliações para que haja a melhor experiência possível, uma equipa de recepcionistas/comerciais que são a primeira impressão da organização, tanto quando um sócio entra no ginásio para realizar o seu treino, tal como quando vem um potencial cliente para realizar a sua inscrição, e por fim temos a equipa de limpeza que mantém o ginásio sempre apresentável dia após dia para um maior conforto dos sócios e para manter boas condições de trabalho para os seus colegas.

Passando ao próximo tema abordado, a liderança, ou seja, como é que um líder consegue manter todos os seus colaboradores motivados todos os dias para conseguir o melhor desempenho possível. “Máxima liberdade, máxima responsabilidade”, foi a forma de descrever como decorre o dia a dia nesta organização, ou seja, uma liderança de estilo liberal, onde o líder deixa ao cargo de cada colaborador decidir o que fazer nas suas posições desde que no fim do período estipulado hajam resultados. Dando aos colaboradores espaço e poder de decisão estes criam como que um sentido de pertença e importância para a empresa, o que leva a uma maior motivação e por sua vez gosto no trabalho.

Estando estes uma vez motivados, como é que se mantém este estado? Há vários tipos de motivação externa, pode ser monetária, prémios com valor monetário, como por exemplo viagens, podem ser festas entre os colaboradores, ou até mesmo entre estes e os clientes. No caso específico desta organização, durante a entrevista, o CEO não referenciou qualquer tipo de remuneração extra, mas deu um exemplo de um jantar de natal que é realizado todos os anos com o intuito de aproximar a organização dos sócios, promovendo assim um ambiente ainda mais familiar.

É também importante referir a prevenção de conflitos. Prevenção e não solucionamento visto que David acredita que se integrarmos todos os colaboradores e sócios da melhor maneira possível, dando-lhes no ginásio um ambiente familiar, estes não entrarão em conflitos. Isto começa pela atenção que o líder dá aos colaboradores e estes entre si, ou seja, empatia. O líder desta organização acredita que se ouvirmos quem quer se expressar, este não terá mais tarde de se expressar de formas negativas sejam elas quais forem, o que previne qualquer tipo de conflitos.

Por fim chegamos à parte onde se observa a satisfação dos próprios colaboradores pelo ponto de vista do CEO e do meu, pelo que observei na curta passagem pelo ginásio. No ponto de vista de David, os seus colaboradores estão motivados pois apesar de não entrarem todos os dias com a mesma motivação no emprego, os objetivos dos períodos estão a ser alcançados e por isso foi aberto um segundo clube passado um ano. Comparando agora com o que pude observar no breve período da entrevista, posso confirmar que há deveras um ambiente familiar e que, pelo menos naquele curto espaço de tempo, consegui ver que havia uma relação mais próxima entre colaboradores e sócios do que o comum dos ginásios que já passei. Notei que o princípio de ter um treino mais especializado e um acompanhamento mais próximo do sócio, está bem enraizado visto eram poucos os instantes em que se via um treinador sem dar indicações aos sócios.

Conclusão

Do culminar de algumas semanas de trabalho, desde a escolha da organização até à conclusão, podemos tirar várias lições. São estas tanto sobre a matéria lecionada com extras.

No que toca a conteúdo foi possível enquadrar a parte teórica apreendida desde o início do curso, nesta cadeira inclusive, como por exemplo a estrutura da organização e o estilo de liderança, matérias da cadeira de gestão, tal como a maneira que o líder comanda e controla a sua organização e equipas. Foi possível ter um ponto de vista do topo, quanto a uma empresa nascida há relativamente pouco tempo, e que teve um crescimento explosivo.

Como extra de aprendizagem, pude aferir que com dedicação e paciência qualquer pessoa consegue realizar os seus sonhos, neste caso David ajuda os seus sócios a obter um estilo de vida melhor através da prática de exercício físico.

 

Referências Bibliográficas

Créditos

Tomás Gomes