Receita Fit de Tapioca
Perguntam-me muitas vezes se a tapioca é uma opção saudável…
Sim! Mas como todos os alimentos saudáveis, é necessário atenção às quantidades, à altura do dia em que são consumidos e àquilo que escolhemos para acompanhá-los. Uma coisa é certa, as receitas de tapioca estão muito em voga e hoje vamos descobrir um pouco mais sobre esta alternativa para as tuas refeições.
A tapioca tem uma quantidade de hidratos de carbono simples considerável, proveniente da goma de mandioca, que é um tipo de amido com baixo teor de fibras. Por outro lado, não contém glúten, sendo por isso uma excelente opção para pessoas com alergia ou intolerância a esta proteína típica dos cereais. É um alimento rico em cálcio (muito benéfico para a saúde dos ossos), contém potássio (que auxilia na regulação da pressão arterial) e não possui sal, o que é uma grande vantagem para quem deseja diminuir este mineral na sua alimentação diária (sobretudo em situação de maior retenção de líquidos).
Marca já a tua consulta de nutrição
A tapioca é muito versátil e pode ser consumida com recheios, tais como: queijo mozarella light ou queijo fundido, ovos, queijo fresco magro, frutas, manteiga de amendoim, entre outras opções saudáveis.
Sugestão de Pequeno-almoço:
Como excelente alternativa ao pão, fica uma receita fácil e prática para experimentares!
Base:
50 g de goma de mandioca (colocar numa frigideira anti aderente e com a ajuda de uma colher ir espalhando a goma até ficar pronta a ser “virada”, ou seja, aproximadamente 2 a 3 minutos cada lado);
Recheio:
– 1 triângulo de queijo fundido light
– 1 ovo mexido com sal e pimenta-preta (opcional)
Colocar na base da tapioca o queijo fundido light (espalhar), assim como o ovo mexido o dobrar a tapioca ao meio.
Embora seja uma excelente opção na preparação de uma refeição saudável é importante termos em atenção que o seu consumo deverá ser controlado, sem exageros e adaptado a cada pessoa. Queres descobrir como podes inserir este e outros alimentos na tua dieta e continuar a atingir os objetivos? Fala comigo!
Débora Norgy,
Nutricionista