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O que precisamos realmente? Motivação ou disciplina?

Qual é que prevalece quando falamos de treino e de nutrição?

Existem determinadas fases em que implementar rotinas diferentes, hábitos novos e sair da zona de conforto, torna-se um desafio difícil de ultrapassar. É normal que assim seja, o ser humano é feito de hábitos e quando implementados há vários anos tornam-se quase intrínsecos, ou seja, estão gravados em cada um de nós, como se não fosse necessário pensar sobre a ação para que ela aconteça… vejamos este exemplo:

Estás habituado a não lanchar e acabas por ficar várias horas durante a tarde sem te alimentares, quando chegas a casa no final do dia, cheio de fome, o que acontece? Optas por comer algo rápido, na maioria das vezes em excesso e proveniente de alimentos menos saudáveis.

Vamos perceber as causas?
1. Estás cheio de fome e isso não te permite pensar ou considerar o que comes quando chegas a casa;
2. Foi criado o hábito de não comer à tarde e quando chegas a casa acabas por comer “seja o que for”.

Vejamos outra situação também muito comum…

Estás habituado a não beber água suficiente durante o dia e como não tens esse hábito, acabas por sentir mais apetite e reter mais líquidos, simplesmente porque não estás habituado a levar a garrafa para o trabalho/escola/faculdade e, muitas vezes, mesmo em casa, não existe essa dinamica. Então o que é necessário fazer? Encontrar estratégias que te ajudem a mudar os hábitos antigos e substituir por novos que te tragam melhores resultados, mais saúde e longevidade.

Vou pegar no primeiro exemplo e partilhar contigo uma estratégia: para não passares tanto tempo sem comer, estipula atempadamente o que irás lanchar (seja uma peça de fruta e um iogurte, ou uns frutos secos e um ovo cozido, seja o que for) e coloca na tua mochila ou lancheira no dia anterior, ou dividido num local onde saibas que não te esqueces de levar antes de saires de casa. Garante que tens sempre os alimentos que estipulaste para o teu lanche em casa, de modo a não existir “autosabotagem” ou até mesmo desculpas.

Passando ao segundo exemplo, a estratégia passa por colocares na tua secretária de trabalho a garrafa de água, ou perto de ti (de acordo com o teu trabalho ou ocupação diária). Se não gostas de água, tenta acrecentar uma folha de hortelã, ou canela, ou limão para te ires habituando ao sabor aos poucos, mas se a dificuldade é mesmo lembrareste de beber água a premissa é: “Torna fácil o que é dificil para ti e torna dificil o que é fácil”

O que isto quer dizer? Se é fácil para ti não beber água (ou qualquer outra dificuldade) , coloca junto a ti sempre a garrafa, habitua-te a andar com água, e tornar dificil o que é fácil, é afastares de ti todos os comportamentos que estimulam as ações contraproducentes ao teu objetivo.
No fundo, aquilo que quero partilhar convosco é a importância da disciplina! Disciplinia cria-se ao desenvolveres estratégias. Se falhares, tentas novamente! Talvez de outra forma que mais se adapte á tua rotina, e pelo caminho fortalecerás a tua disciplina, seja na alimentação, seja na frequencia dos treinos, seja em qualquer hábito saudável.

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    Quanto á motivação? A motivação será sempre o motivo que estimula a ação, independentemente se existe motivação ou não, o que irá fazer com que consigas atingir os teus objetivos será este trabalho incansável por comportamentos saudáveis que são reforçados com a disciplina.
    Tudo é um treino e por falar em treino…

    Quantas vezes vieste treinar este mês? 🙂

    Débora Norgy,
    Nutricionista