Meia estação, Natal e Doces
O Outono já cá está há dois meses e com ele chega a mudança de tempo que se traduz em mais constipações e nariz a pingar: algo que não queremos próximo da época festiva!
Contrarie esse habitual estado de transição com os alimentos certos! Porque não um fim-de-semana de reforço vitamínico e mineral? Experimente sumos fortificantes para sistema imunitário: um batido de maracujá com laranja, goiaba, maracujá e leite de coco é riquíssimo em vitamina C e ideal para esta altura.
E o pinhão? Este fruto seco que, por norma, se cinge apenas à época Natalícia… sabia que é dos frutos secos com maior percentagem proteica, ferro e zinco? Torna-se assim uma excelente opção a incluir na alimentação durante mais tempo e para quem é vegetariano estrito também.
Marque já a sua consulta de nutrição
Nesta altura que se avizinha a época oficial dos excessos (que muitas vezes contribuem para as constipações) sabe quais as melhores substituições para as suas iguarias?
Açúcar -> Seiva do Agave
Farinha de trigo refinada -> Farinha de aveia, de cevada, batata-doce…
Gelatina -> Agar agar
Fruta cristalizada -> Fruta seca
Natas -> Iogurte grego natural
Fritos -> Forno
Cereais refinados (arroz, massas) -> Cereais integrais
Bolachas -> Amendoins/cajus
Margarinas/Manteigas -> Azeite, óleo de coco, manteiga de coco.
Reduza na quantidade indicada de doce e caso escolha uma gordura líquida para substituir uma sólida, tenha em atenção que deverá ser em menor quantidade.
Nesta época natalícia, os supermercados estão “bombardeados” com alimentos ricos em açúcar e até sem qualquer interesse nutricional. Esteja atento aos rótulos, procure alimentos com baixa quantidade de açúcar e com o máximo de ingredientes de origem natural. A lista de ingredientes está elaborada de forma decrescente por isso, procure os melhores ingredientes em primeiro lugar.
Votos de umas excelentes e nutritivas festas,
Nutricionista