Logo PumpAddicted

Situados em Montijo, dispomos de um serviço personalizado, altamente qualificado e focado nos nossos sócios, num espaço tão harmonioso que promete deslumbrar…

Segue-nos
Image Alt

PumpAddicted

As Frases Mais Frequentes numa Consulta de Nutrição

“Ao jantar costumo comer apenas uma sopa”

O consumo de sopa de vegetais no início das refeições é recomendado de modo a ingerir maior quantidade de fibras, vitaminas e minerais, sendo estas características benéficas na promoção da saciedade.

Porém, a ingestão da sopa isoladamente ao jantar poderá não ter efeitos benéficos, no sentido em que é um alimento pobre em hidratos de carbono complexos, proteínas e gorduras, características estas que levam a uma saciedade mais duradoura.

A sopa ao jantar deverá então ser seguida de alguma fonte proteica, animal ou vegetal e, dependendo de cada caso, de uma fonte de hidratos de carbono complexo – cereais integrais ou legumes/hortícolas.

 

“Coloco apenas um fio de azeite para ‘grelhar’ o frango”

Segundo o dicionário de língua portuguesa, a definição de grelhar é: “Cozinhar em superfície quente sem usar gordura”. Isto é, ao colocar a mínima gota de óleo, azeite ou manteiga deixará de estar a grelhar os alimentos e passará a consumir os alimentos fritos.

Isto significa aumentar, por vezes até, para o dobro a constituição calórica da refeição em questão.

Na prática, o aconselhado é utilizar uma frigideira/grelhador antiaderente de modo a não ser necessário a utilização de gordura. Se for mesmo necessário, utilizar uma colher de sobremesa de azeite e passar com um papel de cozinha para retirar os excessos.

Marca já a tua consulta de nutrição

    Marcar

     

    “Apenas utilizo açúcar mascavado ou de coco”

    Muitas vezes ouvimos em consulta ‘uso açúcar no café, mas é açúcar mascavado’ ou ‘comi um bolo, mas usei açúcar de coco’. Vejamos, estes tipos de açúcar têm composições diferentes, sendo que o açúcar mascavado e o açúcar de coco têm na sua constituição maior quantidade de vitaminas e minerais. Porém, segundo a OMS, a ingestão diária de açúcar não deve exceder as 50 gramas por dia. Isto significa que, nestas quantidades, o consumo de micronutrientes através do açúcar de coco ou açúcar mascavado será irrelevante, sendo que deveremos procurar sim inserir frutas e legumes na nossa alimentação de modo a termos um consumo adequado de vitaminas e minerais.

    Ou seja, o consumo de açúcares no geral deve ser reduzido e não será através de tipos de açúcar diferentes que iremos de encontro às necessidades diárias de micronutrientes e fibras.

     

    “Bebo imensa água por dia”

    Sabias que cerca de 70% do nosso corpo é composto por água? As recomendações para um individuo ativo são de 50 ml por cada kg de peso corporal, por forma a mantermo-nos saudáveis e bem hidratados. Isto significa que um individuo de 70 kg deverá consumir cerca de 3,5 l de água por dia. A sede é o primeiro sintoma de desidratação, por isso, não esperes ter sede para beber água. Ainda achas que estás realmente a ingerir água suficiente?

    Espero que tenha esclarecido alguns dos temas mais comumente abordados em consultas de nutrição, sendo que, em cada aconselhamento nutricional será sempre realizada uma abordagem mais específica para as necessidades de cada individuo.

    Marta Caldeira,
    Nutricionista