Alimentação saudável… mesmo na praia!
Com a chegada do bom tempo e o início das férias, aumenta o desafio de manter uma alimentação saudável, sobretudo se fizer muitas refeições fora de casa… Quer seja na cidade, no campo, na praia ou na piscina.
Ao olharmos com atenção para um típico dia de férias passado na praia ou na piscina, podemos ver que pode comprometer em muito os seus resultados de toda a semana se não fizer as melhores escolhas alimentares.
Se até agora era difícil para si preparar a lancheira com opções saudáveis e ao mesmo tempo práticas, caindo na rotina de levar sandes, rissóis, batatas-fritas, refrigerantes ou sumos, isso vai acabar…
Sabia que, se num dia normal de praia, levar para a sua refeição 4 rissóis, um pacote médio de batatas-fritas, uma sandes de chouriço e queijo e um refrigerante (330ml) estará a ingerir 1150Kcal sendo que 50,82g são lípidos (gorduras), 142,6 g de hidratos de carbono, dos quais 37,17g referem-se a açúcares?
Se a este balanço energético diário, ainda adicionar como lanche a típica bola de Berlim com creme, estará a aumentar 420Kcal, 12.7g de lípidos 68,9 g de hidratos de carbono, sendo que 23.2g são açúcares.
Assim sendo, apenas em um dia de praia compromete todos os seus resultados e, desta forma, afasta-se cada vez mais de concretizar os seus objetivos.
Curiosidade: para gastar o equivalente a 1500 Kcal, necessita de fazer cerca de 2 horas na passadeira a uma velocidade entre 8,5 a 10! E estamos só a falar a nível de calorias, nem estamos a ver as gorduras e açúcares acumulados… Como tal, talvez seja melhor ajustarmos a marmita que levamos para a praia… deixo algumas sugestões, praticas, nutritivas e saudáveis!
Refeições principais:
- Salada em frasco;
- Omelete de cogumelos ou espargos;
- Wrap (com salmão fumado ou atum ou frango);
- Quiche sem massa (com frango ou atum e legumes);
- Pizza Fit (com base de couve-flor);
- Sopas frias.
Snacks entre refeições:
- Iogurtes e queijos magros;
- Ovo cozido;
- Frutos secos ao natural;
- Fruta desidratada;
- Fruta fresca ou espetadas de fruta;
- Gelatina light ou gelatina com iogurte ou nuvem (gelatina com claras em castelo);
- Panquecas (de cenoura, batata-doce, aveia ou beterraba);
- Legumes (tomate cherry, cenoura, pepino).
Receita Wrap de salmão fumado e espinafres
1 folha de massa de Wrap
Queijo creme de barrar light
Salmão fumado
Espinafres
Alho, azeite
Comece por saltear os espinafres numa frigideira com o alho laminado e um pouco de azeite e vá mexendo até cozinharem.
Disponha sobre a folha de massa de wrap o queijo creme de barrar. Em seguida acrescente as fatias do salmão fumado, adicione os espinafres salteados e enrole.
Marque já a sua consulta de nutrição
Agora sim, disfrute das suas férias ou fins de semana, sem peso na consciência e mantendo o foco nos seus objetivos!
Nutricionista