As Palavras do Momento: Motivação e Disciplina
Ir ao ginásio e seguir uma dieta passou a fazer parte da sua vida. Passou a conseguir fazer estas coisas, que inicialmente eram difíceis, de forma automática, sem pensar.
A Era das Redes Sociais
Estamos na era das redes sociais, onde todas as pessoas podem conectar-se e partilhar as suas ideias e crenças. Além disso, longo dos anos, o conteúdo online tem vindo a sofrer alterações e, desta vez, não foi diferente.
O self-improvement tem sido o tema mais recente e afeta todas as faixas etárias, surgindo cada vez mais gurus que tentam de tudo para que sigas os concelhos deles e, de alguma forma, consigam lucrar com isso… com este novo movimento surgem também novas palavras e desta vez “motivação” e “disciplina” foram as escolhidas. Infelizmente, apesar do poder que estas duas palavras possuem, são quase sempre mal utilizadas.
Quando Falar de Motivação e Disciplina?
Quando é que faz sentido falar de motivação e disciplina?
Muitas vezes, temos de alterar os nossos hábitos, seja de forma forçada ou involuntária… este processo leva o seu tempo e por isso muitas pessoas desistem a meio. Esta dificuldade deve-se ao facto dos nossos hábitos serem algo intrínseco, algo automático. Nós estamos tão afeiçoados a alguns hábitos que por vezes apenas os fazemos e não sabemos bem porquê.
É normal! Esse é o poder dos hábitos.
Então, como é que podemos implementar ou mudar hábitos? É aqui que entra a motivação e a disciplina: para implementar um hábito necessitamos de motivação, a motivação será o precursor da ação. Sem esta nunca iremos começar seja o que for, mas é a disciplina que nos fará continuar até enraizar esse hábito.
Manter o Hábito: A Importância da Disciplina
Depois de começar existe outro problema que é mantê-lo. Para isso precisas de disciplina. Esta cria-se através da adoção de estratégias de forma a manteres-te consistente. Torná-lo intrínseco.
Perceber estes 2 conceitos é um bocado complicado, mas fica aí que vou-te dar um exemplo real…
Eu tinha um amigo que era bastante magro e queria ganhar um pouco mais de massa muscular para poder sentir-se melhor com ele mesmo.
Assim teve de adotar uma dieta, começar a ir ao ginásio e iniciar a sua vida no fitness.
Marca já a tua consulta de nutrição
O Processo de Mudança
Ambos sabemos que tanto a adoção de uma dieta como treinar consistentemente pode ser bastante complicado, mas ele estava motivado para começar.
Então assim foi, independentemente de fazer chuva ou Sol, ele ia todos os dias ao ginásio e não falhava um único dia na dieta. Passados uns tempos nós conseguimos ver nele um diferença gigantesca.
Mas para além da sua mudança, notamos em algo ainda mais caricato. Ir ao ginásio e estar em dieta passou a fazer parte da sua vida. Passou a conseguir fazer estas coisas, que inicialmente eram difíceis, de forma automática, sem pensar.
Aqui encontra-se perfeitamente estes dois conceitos. Primeiro, a motivação foi o que o levou a começar esta jornada e, então, a disciplina foi o que lhe permitiu cimentar tudo de forma que se transformasse num hábito.
O que consegui concluir com esta evolução foi que a motivação não é mais importante do que a disciplina ou vice-versa. Ambas são necessárias se queremos implementar algo novo na nossa vida.
Novos hábitos e novos desafios é aquilo que nos faz evoluir como pessoas e nos faz ter uma vida mais feliz e completa.
Por isso tenho um desafio para ti!
Desafio-te a tentares mudar ou implementar um hábito. Certamente que já deves ter um em mente…
Até à próxima,
Guilherme Fonseca