Situados em Montijo, dispomos de um serviço personalizado, altamente qualificado e focado nos nossos sócios, num espaço tão harmonioso que promete deslumbrar…

+351 212 311 317 Cais do Seixalinho, 2870-491 Montijo Seg a Sex: 7h - 23h Sáb: 9h - 20h Dom: 9h - 13h
Siga-nos
Image Alt

PumpAddicted

Dietas Detox e Superalimentos

O que é uma dieta detox? Será que existe algum alimento que tenha realmente o poder de desintoxicar o corpo?

As dietas “detox” são estratégias alimentares populares que alegam facilitar a eliminação de toxinas e a perda de peso a curto prazo, promovendo mais saúde e bem-estar… mas será mesmo assim? Existem várias as estratégias utilizadas, desde privação total de alimentos, alimentação à base de líquidos e uso de laxantes, diuréticos, vitaminas e minerais.

A elevada restrição calórica que é praticada nestes regimes a curto prazo parece de facto contribuir para a perda de peso. No entanto, estes programas não costumam ser sustentáveis durante muito tempo, até porque o peso perdido, além de ser maioritariamente água e massa magra, é recuperado quando são retomados os hábitos alimentares anteriores. Estes métodos de redução rápida de peso podem ainda levar ao desenvolvimento de distúrbios alimentares.

O corpo humano tem os seus próprios mecanismos altamente sofisticados para eliminação de toxinas – o fígado, os rins, o sistema gastrointestinal, a pele e os pulmões desempenham um papel fundamental na excreção de substâncias indesejadas. Para que estes mecanismos funcionem bem, o segredo está nos hábitos saudáveis e não numa restrição alimentar por tempo determinado.

Marca já a tua consulta de nutrição

    Marcar

    Alguns gestos que podem contribuir para o bom funcionamento do nosso sistema de desintoxicação incluem a prática de exercício físico regular, a boa hidratação, o consumo diário de hortícolas e frutícolas, a diminuição do consumo de carnes vermelhas e de produtos ultraprocessados e a boa qualidade de sono. Se sente que abusou num certo período de tempo e quer recuperar esses ‘estragos’, o melhor será voltar aos hábitos saudáveis e até incluir novas rotinas, como por exemplo, estabelecer um horário para se deitar.

    Lembre-se, o peso rapidamente perdido é também facilmente recuperado!

    Marta Caldeira,
    Nutricionista